Corrida para os Óscares: Anna Karenina

Anna KareninaJoe Wright apostou mais uma vez em trazer um grande clássico literário ao grande ecrã e mais uma vez com Keira Knightley no papel principal. Desta vez é Anna Karenina, a história de amor trágica de Leo Tolstoi sobre uma mulher que está disposta a perder tudo, inclusivamente o filho, para ficar com o homem que ama e sem se dar conta que o preço a pagar pelas acções será demasiado caro.

Mas Anna Karenina não é apenas sobre este amor entre Karenina e Vronski, é também uma sátira social e uma forma de Tolstoi expressar os seus ideais. Neste filme Wright e Stoppard deram o destaque merecido a esta terceira componente do romance de Tolstoi ao dar o devido destaque a Levin, interpretado por Domhnall Gleeson. Muito à semelhança de Tolstoi, Levin é um fazendeiro idealista com uma forte ligação à terra e aos seus servos, ao lado dos quais trabalha como se fosse um deles.

A história de Levin é uma lufada de ar fresco no filme, até porque é a única acção que não decorre dentro do teatro. Todo o resto do enredo está confinado ao espaço do teatro incluindo as cenas nas corridas de cavalos. Todos os espaços do teatro são aproveitados: a teia, a plateia, os camarotes, o espaço debaixo do palco,etc.

Não há dúvidas de que Wright foi bastante arrojado e inovador na sua adaptação de Anna Karenina. Este é um filme sumptuoso com cenários majestosos, um guarda roupa extravagante e uma fabulosa direcção artística (estas duas últimas dignas de nomeações para os Óscares). Não posso também deixar de destacar a qualidade da banda sonora de Dario Marianelli (também nomeada para um Óscar) e a notável edição e mistura de som. Anna Karenina foi também nomeado para o Óscar de Melhor Fotografia.

No entanto Anna Karenina acaba por ser demasiado ambicioso. A acção dentro do teatro acaba por ser algo confusa e a performance dos actores é demasiado teatral. Além disso, toda a sumptuosidade do filme acaba por ofuscar a história. Um enredo como o de Anna Karenina não deveria ser deixado para segundo plano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.