Corrida para os Óscares: Dallas Buyers Club

Dallas Buyers ClubSe ainda existiam dúvidas acerca do talento de Matthew McConaughey todas essas dúvidas se dissipam com Dallas Buyers Club. Ron Woodroof é provavelmente o papel da vida de McConaughey e a devoção dele a este papel é inegável. Para interpretar Ron Woodroof, o texano de 1,82 de altura perdeu 21 quilos, ficando com apenas 61 quilos e irreconhecível.

A personagem de McConaughey é baseada no verdadeiro Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas que em 1985 descobriu que estava infetado com HIV. Como se vê no filme os médicos tinham lhe dado apenas 30 dias de vida, mas Woodroof recusou-se a aceitar esta sentença de morte.

Depois de passar a fase de negação e de aceitar que a doença não atinge apenas homossexuais, Woodroof começa a engendrar um plano para aumentar as suas hipóteses de sobrevivência. Primeiro tenta aceder ilegalmente aos novos tratamentos com AZT, mas ao perceber que os tratamentos não estavam a funcionar e que provavelmente não iria continuar a ter acesso à medicação procura um tratamento no México com uma medicação alternativa. É lá que tem a ideia de criar uma operação de tráfico dessa medicação não aprovada pela FDA. No filme Woodroof é uma espécie de Robin Hood que, apesar de não ser de graça, fornece aos pacientes com SIDA tratamentos alternativos que, se não faziam mais, pelo menos atenuavam a sintomatologia da doença.

Matthew McConaughey é exímio a encarnar Woodroof, que no início é um homem horrível, racista, homofóbico, ou seja, a pior versão de redneck texano possível. O que torna a personagem tão interessante é a maneira como um homem tão desagradável fundamentalmente impulsionado pelo egoísmo sofre uma mudança de postura após saber que a sua vida estava ameaçada. Com o desenrolar do filme as suas arestas vão sendo limadas naturalmente pelos acontecimentos e ele começa finalmente, à sua maneira, a aceitar a homosexualidade. De tal forma que até o seu braço direito no negócio de tráfico de medicamentos é um transexual chamado Rayon, interpretado por Jared Leto.

Jared Leto é incrível na sua interpretação, estando completamente à altura de McConaughey. Também ele passou por transformações físicas por causa deste papel, tendo perdido bastante peso e adotado a sua caracterização de transexual durante a duração das filmagens. No entanto são bem mais impressionantes as transformações comportamentais. Durante a duração do filme esquecemos-nos completamente do Jared Leto estrela de rock, adorado por milhões de raparigas pelo mundo fora. Durante 117 minutos acreditamos piamente que ele é Rayon: sensível, atencioso, gracioso e nunca perde o seu humor cáustico. Rayon é de tal maneira afável que até consegue conquistar o duro Woodroof e apesar deste não ter grandes manifestações e de trata-lo sempre como se fosse um homem é notório o carinho que ele discretamente sente por Rayon.

Ser abertamente transexual em Dallas, ou em qualquer parte dos Estados Unidos nos anos 80 devia ser terrível (com algumas exceções como talvez zonas de São Francisco e da baixa de Manhattan): enfrentar manifestações públicas de ódio, incompreensão, exclusão, etc. Jared Leto consegue mostrar como apesar da sua personagem ter um caráter forte e se sentir completamente realizado, tudo o que ele enfrentou a partir do momento em que assume a sua verdadeira essência deixou mazelas incuráveis. Ele é responsável por algumas das cenas mais enternecedoras do filme.

Talvez desde Philadelphia nenhum outro filme pegou na temática da SIDA e foi capaz de emocionar e despertar consciências. Dallas Buyers Club tem essa capacidade mas de uma maneira nova pois escolhe apresentar um anti-herói homofóbico que provavelmente fará com que até os espectadores com mais dificuldades em aceitar os chamados “estilos de vida alternativos” irão reconhecer que as posições dele são horríveis. Se até um homofóbico redneck pode deixar de ser tão preconceituoso, talvez haja esperança para os demais.

 

Título Original Dallas Buyers Club
Título em Portugal O Clube de Dallas
Realizadores Jean-Marc Vallée
Argumento Craig Borten e Melisa Wallack
Elenco Matthew McConaughey, Jennifer Garner, Jared Leto
Nomeações Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Edição, Melhor Caracterização e Melhor Argumento Original
A Minha Pontuação 9/10

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *