Corrida para os Óscares: Frozen

FrozenQuem conhece o musical Wicked lembra-se com certeza do momento épico em que Elphaba ergue-se no ar a cantar Defying Gravity. Quem conhece o musical Wicked consegue ver as semelhanças entre este e o mais recente filme de animação da Disney — Frozen — inspirado no famoso conto The Snow Queen de Hans Christian Andersen.

Não é o simples facto de ter sido Idina Menzel a protagonizar esse momento épico do teatro musical e a dar voz a uma das personagens principais de Frozen, nem o facto da atriz ter novamente dado voz a uma canção (Let It Go) que ficará na memória dos fãs de musicais. Frozen é muito parecido com o Wicked em termos de estilo, na forma como as músicas surgem naturalmente integradas na narrativa e na grandiosidade da interpretação de alguns temas que com certeza se tornarão clássicos.

Todos os atores que deram voz às personagens de Frozen fizeram um excelente trabalho. Destacam-se no entanto Kristen Bell, que surpreendeu bastante com as suas qualidades vocais, e Idina Menzel, que conseguiu dar uma magia especial às músicas que interpretou.

Kristen Bell e Idina Menzel são Anna e Elsa respetivamente, duas princesas, irmãs que se afastam porque Elsa nasceu amaldiçoada e congela tudo o que toca. O mais recente filme de animação da Disney é provavelmente a única história de princesas da Disney em que o tema não é o amor entre o príncipe e a princesa mas sim entre duas irmãs, que apesar das adversidades não deixam de gostar uma da outra. Para além disso passa a mensagem de que é preciso aceitarmo-nos como somos e não ceder à pressão da conformidade.

Frozen é sensacional não só pela qualidade da história e das músicas mas também pelas inovações técnicas que trouxe. Foi graças à investigação que a Disney e a UCLA levaram a cabo que pela primeira vez num filme de animação temos uma simulação quase perfeita de neve, por exemplo. Por incrível que possa parecer a neve é ​​um fenómeno natural bastante difícil de simular, especialmente a interação com esta. Também a forma como as personagens foram animadas é impressionante e mais do que nunca as personagens parecem ganhar vida e comportar-se como se fossem humanas.

O filme da Disney está nomeado para os Óscares de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original mas apenas na primeira tem fortes hipóteses de receber o Óscar. Espero também que Frozen não seja esquecido nos Prémios Científicos e Técnicos da Academia.

 

Título Original Frozen
Título em Portugal Frozen – O Reino do Gelo
Realizadores Chris Buck, Jennifer Lee
Argumento Jennifer Lee
Elenco Kristen Bell, Idina Menzel Idina Menzel, Jonathan Groff, Josh Gad, Santino Fontana
Nomeações Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original
A Minha Pontuação 10/10

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *