Corrida para os Óscares: The Flight

FlightLogo na primeira meia hora de Flight Robert Zemeckis brinda-nos com uma das cenas de voo mais aterrorizadoras dos últimos tempos.Vemos Whip Whitaker, interpretado por Denzel Washington, controlar um avião que seguia numa descida vertiginosa virando-o ao contrário e aterrando-o num descampado causando apenas 6 vítimas.

No entanto, até mesmo antes das cenas que decorrem no avião já sabemos que este voo estava condenado. Na véspera do voo Whip embebeda-se e mesmo antes de voar consome cocaína e toma mais duas pequenas garrafas de vodka. Desde logo percebe-se que Whip tem um problema com o álcool e após o acidente o seu problema torna-se ainda maior quando começam a aparecer indícios de que o  herói estava alcoolizado.

E assim a história começa a transformar-se numa lição sobre dependência e recuperação. Whip é consumido pela culpa, fica ainda mais preso ao seu vício e terá de escolher entre mentir ou admitir que estava sob a influência, não só de álcool mas também de substâncias ilícitas. No decorrer do filme ainda ficamos a conhecer a relação que ele tem com a família e presenciamos o desenrolar de uma relação amorosa com uma mulher que também está a lutar contra os seus problemas de dependência.

O tom quase didáctico do filme infelizmente faz com que o espectador perca rapidamente o fôlego  especialmente quando as cenas iniciais são tão fortes e deixam a desejar mais. Quase que o espectador deseja que o acidente de avião acontecesse mais à frente no filme para que a energia se mantivesse. Denzel Washington como sempre é extremamente competente, suavemente desvendando um processo de transformação na personagem que passa de um homem arrogante e um totalmente destruído pelo sentimento de culpa,  e não é em nada responsável pelo desinteresse que o espectador possa sentir ao longo do filme. No entanto o seu talento, recompensado com a nomeação para o Óscar de Melhor Actor, também não consegue dar mais ânimo ao filme. Flight acaba assim por ser apenas um filme mediano que conta com uma interpretação brilhante e uma cena inicial fantástica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.