Estudo: Na União Europeia os Jovens portugueses são os mais interessados em Ciência e Tecnologia

Um estudo realizado pela Comissão Europeia (CE), realizado em Setembro de 2008, revela que os jovens portugueses são os europeus que demonstram mais interesse por notícias sobre Ciência e Tecnologia. Para este estudo foram inquiridos 25.000 jovens da União Europeia (UE), com idades entre os 15 e os 25 anos.

Segundo este inquérito, intitulado “Os jovens e a Ciência” (“Young people and Science“), 86 por cento, dos 1001 jovens portugueses inquiridos, manifestaram interesse em notícias sobre Ciência e Tecnologia. Este valor é o mais elevado da UE, onde a média de jovens cativados por estas áreas ronda os 67 por cento.

O tópico científico que mais atrai os jovens portugueses é “as descobertas médicas e do corpo humano”, com 53 por cento dos inquiridos a revelarem “muito interesse” nestas notícias. No campo da Tecnologia, o que desperta mais a atenção dos portugueses são as notícias sobre “novas invenções e tecnologias”, registando-se 66 por cento de inquiridos a afirmar que têm “muito interesse”. “O universo, o espaço e as estrelas” parece ser o que suscita menos entusiasmo, pois apenas 29 por cento dos jovens lusos revelaram ter “muito interesse” nesta temática.

Este estudo também revela que os jovens portugueses revelam pouco interesse nas Hard News (política e economia).

Apesar dos jovens estarem muito interessados em notícias sobre Ciência e Tecnologia, a comunicação social portuguesa dá muito pouco tempo de antena a estas temáticas, perdendo assim potenciais leitores/telespectadores/ouvintes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *