O ouriço caixeiro é o melhor amigo do homem

Muitos ingleses acreditam que o melhor animal de estimação é o ouriço caixeiro e este animal tornou-se na última tendência no Reino Unido (RU). Os hábitos nocturnos deste animal tornam-no apelativo para os trabalhador moderno, pois os ouriços só acordam à tarde quando os seus donos chegam a casa do trabalho.

Ouriço de Barriga BrancaOuriço ArgelinoApesar de existir uma raça de ouriços no RU, os ingleses preferem os Ouriços Pigmeus Africanos, que são o cruzamento entre os Ouriços Argelinos e os Ouriços de Barriga Branca. Um bichinho destes custa mais de 100 euros.

No entanto os ambientalistas ingleses estão preocupados com esta moda, porque, visto que os ouriços de raças exóticas são caros, temem que as pessoas comecem a apanhar ouriços selvagens. O Ouriço Caixeiro Britanico é uma espécie protegida pelo governo.

27 thoughts on “O ouriço caixeiro é o melhor amigo do homem

  1. vera e joana

    Nos encontramos um ouriço caixeiro no nosso jardim.
    Nos como ainda somos crianças achamos muito fofo.
    Como e que criamos?
    Como alimentar?

    Beijinhos ´Vera e Joana

    Reply
    1. Ana Figueiras Post author

      Olá,

      recomendo que deixem o ouriço no jardim e que deixem uma taça com comida todas as noites e a retirem de manhã, para não atrair moscas. O ideal seria pedirem ao vossos pais para comprarem comida própria para ouriços, no entanto esta é muito difícil de encontrar. Uma boa alternativa é a comida enlatada para gatos ou cães bebés, de preferência de galinha. Não convém ser de peixe pois os ouriços não gostam muito. Também podem dar queijo light, carne partida em pedacinhos muito pequenos (todos os tipos de carnes excepto carnes salgadas como por exemplo o bacon) ou ovos cozidos. Como os ouriços são animais insectívoros, também podem adicionar à sua alimentação 1 grilo por dia. Também é muito importante deixar uma taça com água. Não podem dar leite e pão ao ouriço pois estes alimentos fazem mal ao seu sistema digestivo.

      Coloquem, no meio de arbustos, uma caixa de madeira ou outro material impermeável, com uma abertura suficientemente grande para o ouriço entrar e sair. Coloquem a comida e a água lá dentro.

      É importante tapar com rede piscinas, lagos, esgotos ou outros sítios onde o ouriço possa cair. As redes têm de ter buracos muito pequenos para ele não ficar preso. Cuidado com latas, arame farpado e cães.

      Cuidem bem do vosso ouriço.

      Beijinhos

      Reply
  2. MartaDuarte

    Obrigada pela sua resposta; a juntar ao comentário sobre a sua alimentaçao, descobri que os ouriços gostam de bicho-de-contas. Já agora gostaria de saber se o ouriço hiberna.
    Obrigada, aguardo a resposta. Beijo

    Reply
    1. Ana Figueiras Post author

      Os ouriços normalmente hibernam quando vivem no seu habitat natural, no entanto os ouriços domesticados não costumam hibernar. É aconselhável que o animal seja mantido num lugar quente (acima dos 21ºC).

      Reply
  3. isabel magalhães

    olá,
    veio parar um ouriço ao meu jardim não sei como,há 2dias atrás,como tenho miúdos querem ficar com ele.
    o meu marido não o quer dentro de casa e no jardim não pode andar por causa da cadela e porque tenho medo que vá para a garagem e aconteça alguma desgraça.
    está dentro de um aquário grande e aberto em cima lá fora, mas adormeceu logo no 1º dia, será que está a hibernar?
    devo por água e comida?
    e folhas ou algum pano no fundo para ele se aquecer?
    se me puder elucidar agradeço a ajuda

    Reply
    1. Ana Figueiras Post author

      Olá,

      o melhor é libertar o ouriço porque um animal selvagem não se habitua muito bem ao cativeiro. Se o mantiver no aquário, na rua e sem aquecimento, ele poderá morrer com o frio. Se ele estiver solto no seu habitat natural consegue alimentar-se o suficiente para hibernar e sobreviver ao inverno. Em cativeiro ele só deverá sobreviver se estiver bem quente, de preferência com uma luz como as que se põem nos aquários de répteis.

      Reply
      1. isabel magalhães

        muito obrigada pela ajuda,
        mas eu penso que ele deve ser bébé, e está sempre a dormir
        se eu o soltar vai ser um alvo fácil para qualquer predador, e nem sei onde
        devo soltá-lo.
        vou convencer o meu marido a trazê-lo para dentro de casa, porque temos
        aquecimento
        a casa está sempre a 21º,
        já experimentei a pôr água e comida mas ele não tocou.
        devo insistir

        Reply
  4. rúben

    boa noite,
    encontrei um ouriço na estrada em que parei logo de imediato o carro e apanhei-o. Trouxe-o para e casa e coloquei-o num jardim com bastante árvores, caracóis, minhocas,etc…
    acha que este é um lugar ideal para este ouriço sobreviver??

    Reply
  5. Marcelo Azambuja Weisskeimer

    Muito bonito esse animal, mas na minha opinião, deve-se deixar esses animais no mato que é o lugar ideal para eles, existem cães, gatos, cavalos, etc, como animais de estimação, lugar de animais selvagens é no mato, vivem bem melhor sem os supostos alimentos próprios criados pelo homem.

    Reply
    1. Snarf

      Sim estará vivo.
      Os cães muito dificilmente conseguem matar um ouriço à dentada.
      O pior mesmo é assustarem-nos de tal forma que eles se enrolam durante bastante tempo à espera que o cão se afaste.
      O cão acabará por desistir pois a impressão que lhe faz na língua dá dores e ele desiste… pode é demorar muito tempo se o cão for brincalhão e achar que aqueles bichinhos são simpáticos para agarrar e esperar que eles se desenrosquem.
      O meu fazia sempre isso quando vai solto. O sangue que vê no ouriço será da língua e céu da boca do seu cão.
      Tente evitar que o cão os agarre a segunda vez… porque se ele anda solto e vê um ouriço a correr… ele vai apanhá-lo. É o instinto. Mas, rapidamente vai largá-lo. Nessa altura puxe o seu cão para longe e mantenha-o preso (se possível calado). Poucos minutos depois, o ouriço irá desenroscar-se, verificar se o cão ainda está por perto e fugirá muito rapidamente para o mato mais próximo.
      Infelizmente, devido a terem destruído mais de metade da mata próxima de onde moro (Corroios) para a construção de uma auto-estrada, este ano não vi nenhum ouriço.
      Costumava encontrar alguns durante as noites de verão quando ía passear o cão, este ano nem rasto deles. Ou morreram por lhes ter sido destruído, praticamente, todo o habitat, ou terão mudado de sítio para mais longe para se encontrarem comida (um pomar também foi arrasado pelo caminho, era aí perto que o meu cão os costumava encontrar).

      Reply
  6. Sílvia

    Pois agora temos um ouriço dentro de casa…Andava perdido pela estrada e acabamos por o trazer com intenção de o levar para um monte (mata) próximo no dia seguinte mas como lá fora está frio e chove acabamos por deixar mais uma noite, tem sido uma animação! É pequeno, penso ainda ser jovem, de dia dorme mas ao final da tarde fica agitado, percorre as caixas de cartão, come animado (os bocados de maça, banana e suas respectivas cascas, os meus filhotes deram-lhe um biscoito daqueles secos que se chamam “picos” e ele adorou, devorou-o…só se ouvia o roer dele), colocamos um prato sopeiro com água e ele bebe e até parece querer lá tomar banho!!!De qualquer forma pouco entendemos sobre este animal e receio não lhe dar a alimentação correcta, assim como o espaço para ele andar não é muito! Por isso pensamos em breve o devolver à natureza mas com tantas estradas por meio dos montes receio em breve o ver atropelado em algures…o que nos deixará mesmo muito tristes!

    Reply
  7. MÁRCIA PATRÍCIA MONTEIRO ALVES

    gostaria de saber como evitar que os ouriços cacheiros aparecam no meu jardim pois tenho um cão e ele nao pára de ladrar.
    obrigada!

    Reply
  8. Débora Neves Chaves

    Olá boa tarde! Eu gostaria mesmo muito de ter uma ouriço bebe e queria saber onde é que posso arranjar um que nao seja por valores exurbitantes como tenho visto no olx! 🙂

    Reply
    1. Isabel Silva

      Aqui na zona de Aveiro há muitos nas matas onde eu vivo . Todas as noites vêm comer os alimentos dos meus animais domésticos , e eu alimento-os na mata , são vários , quando me vêem à noite escondem-se ! Mas há vários no meu jardim e perto da porta de entrada , costumam sair à noitinha para comer e beber ! Também já tratei de um ” bebé ” . Procurando não é difícil apanhá-los ! Débora Neves Chaves ” onde vive , eu sou de Ilhavo , a 7 quilómetros do centro de Aveiro , como eu os alimento não me custa nada apanha-los . Abraço .

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *