Popota multicultural versus Leopoldina “Croft”

Com o Natal a aproximar-se começa o bombardeamento de publicidades natalícias e as grandes vedetas  são claramente a Popota e a Leopoldina. Este ano, as conhecidas personagens das duas cadeias de supermercados da Sonae sofreram uma “makeover”: a Popota internacionaliza-se e a Leopoldina transforma-se numa estrela de filmes de acção.

A Popota aparece a dançar ao som do êxito, dos Buraka Som Sistema, Kalemba (Wegue Wegue)  e a dizer que o Natal está a chegar. No entanto a publicidade, em género de vídeo-clip pop, tem muito pouco que ver com o Natal: mostra a Popota mais magra e sensual desde a última vez que a vimos – “fatlicious”, como dizem os directores criativos da Fuel, a agência que desenvolveu o conceito do anúncio do Natal de 2009 para a cadeira de supermercados Modelo.

O filme publicitário levou cerca de 9 meses a estar finalizado e conta com uma coreografia elaborada pelo conhecido Marco de Camillis, coreógrafo italiano dos programas de dança da RTP. Segundo os directores da Fuel, a publicidade “O Mundo de Popota” começou a passar nas televisões no dia 5 de Novembro e em apenas quatro dias  o vídeo  no Youtube já tinha ultrapassado as 100 mil visitas. Neste momento passa nos canais de televisão portugueses a música completa da Popota e um clip mais curto de promoção ao seu livro de receitas, mas até ao Natal irão para o ar mais dois anúncios.

Enquanto dança a Popota, a Leopoldina tenta salvar o Natal que está a ser ameaçado por um cientista louco e o seu exército de brinquedos mutantes. A Leopoldina também está mais magra, veste roupa justa e pratica artes marciais, ou seja, está muito parecida com a heroína Lara Croft. Curioso é também o facto da Leopoldina ter perdido as asas e o ar andrógeno, tendo agora peito e muito menos penas que antigamente.

Marge Simpson foi a capa da Playboy americana em Novembro, abrindo alas para que outras personagens animadas sigam as suas pisadas. Quem sabe em breve vejamos Popota e Leopoldina na capa de uma revista masculina como a MaxMen ou a FHM.

httpv://www.youtube.com/watch?v=6MTOK_zptuU

httpv://www.youtube.com/watch?v=wOGM-2Lpfk0

2 thoughts on “Popota multicultural versus Leopoldina “Croft”

  1. Miguel

    Mas para além da popota ser uma mascote infeliz, na minha modesta opinião, o anúncio torna ainda pior. Se o público alvo da popota são as crianças, porquê buraka som sistema? E porquê a dança “sensual” (ou nojenta, visto o aspecto da personagem)? Acho um anúncio muito fraco cuja mediocridade rivaliza a nova campanha pingo doce.

    Reply
    1. Ana Figueiras Post author

      Todos os anos me queixo da Popota, desde que ela apareceu, mas sinceramente este ano choca-me mais a Leopoldina. Porque raio é que ela precisa de mamas? Para amamentar os pintainhos dela? É deseducativo!
      Em relação ao anúncio do Pingo Doce nem digo nada…então a versão de Natal, por favor.

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *