Hoje foram conhecidos os vencedores do mais prestigiado prémio de reconhecimento do trabalho de repórteres fotográficos: o World Press Photo. Este ano a competição teve a participação de 5019 fotógrafos e um total de 80.536 imagens submetidas à apreciação.
Em 2008 Portugal está entre os países premiados. Miguel Lopes Barreira, fotojornalista do Record, foi premiado pela fotografia que tirou a Jaime Jesus, numa competição de bodyboard na Nazaré. O repórter fotográfico português conquistou o terceiro lugar na categoria “Sport Action”.
Os países galardoados, para além de Portugal, foram: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Japão, Polónia, Rússia, Suíça e Zimbábue.
O prémio de World Press Photo of the Year foi entregue a Tim Hetherington, um fotografo britânico, por uma fotografia tirada a um soldado norte-americano no Afeganistão, que foi publicada na revista Vanity Fair.
A 27 de Abril decorrerá, em Amesterdão, a cerimónia de entrega destes prémios.
Os vencedores da edição deste ano da World Press Photo podem ser vistos aqui.